A reflexão do som ocorre quando a onda é obrigada a mudar de direção, ao encontrar um obstáculo (pode ser liso, polida ou dura). Para se distingir o som refletido do original é necessário um intervalo de tempo de 0,1 segundos.
Existem dois tipo de reflexão do som:
Eco: consiste em ouvir a repetição de um som produzido instantes antes e resulta da reflexão do som num obstáculo que se encontre a uma distância superior a 17 metros.
d > 17 m
Reverberação: resulta da alteração da velocidade de propagação de uma onda. normalmente é acompanhada de alteração da direção de propagação. Este dá uma sensação de prolongamento do som original e os sons parecem durar mais tempo no nosso ouvido do que seria normal.
d < 17 m
A REFRAÇÃO
A refração é um fenómeno que ocorre quando a velocidade de propagação da onda sofre alterações. O que pode acontecer quando há mudança de meio ou no mesmo meio quando este não seja homogéneo. Na refração há normalmente mudança de direção de propagação.
A caixa de ressonãncia da guitarra (que faz com que o som que as cordas produzem seja ampliado) é um exemplo deste fenómeno do som.
A RESSONÂNCIA
A ressonância é um fenómeno do som que ocorre quando a frequência natural de vibração de um corpo é igual ou múltipla da frequência de vibração da onda sonora, ou seja, o som é ampliado.
A caixa de ressonãncia da guitarra (que faz com que o som que as cordas produzem seja ampliado) é um exemplo deste fenómeno do som.
ABSORÇÃO
A absorção é um fenómeno do som onde parte da energia da onda sonora é absorvida por materiais isolantes como a cortiça, a esferovite, a lã e as fibras, ou seja, o som refletido é muito fraco.
DIFRAÇÃO
A difração é um fenómeno do som que está relacionado com a capacidade que o som tem de contornar obstáculos. Um exemplo deste fenómeno é quando se ouve sons que vêm de trás de um muro.
Sem comentários:
Enviar um comentário