domingo, 23 de março de 2014

Rapidez e Velocidade

Rapidez é uma grandeza escalar que dá informação sobre a taxa de variação da distância com o tempo e é determinada pelo quociente entre a distância percorrida e o tempo gasto a percorrê-la.

Velocidade é uma grandeza vetorial que dá informação sobre a taxa de variação do deslocamento com o tempo, e que se refere ao modo como um corpo muda a sua posição, isto é, fornece informação sobre a direção, o sentido e o valor da velocidade.

Exemplo:
Para descrever a velocidade de um corpo não é suficiente dizer que se desloca a 50 km/h. Deve referir-se informação sobre a direção e o sentido do movimento. O valor 50 km/h diz respeito à rapidez.

Rapidez instantânea é a rapidez de um corpo num determinado instante. É avaliada, por exemplo, num carro, pelo velocímetro.

Rapidez média é o valor médio da rapidez num determinado percurso e num dado intervalo de tempo. É calculado através da seguinte expressão:



A unidade de medida da rapidez e da velocidade, no Sistema Internacional de Unidade (S.I.), é o metro por segundo (m/s). No entanto, são vulgarmente utilizadas outras unidades de medida: quilómetro por hora (km/h), centímetro por segundo (cm/s) ou milha por hora (mph).




Sem comentários:

Enviar um comentário